domingo, 11 de julho de 2010

Mãe, eu quero ser igual ao Harry!

Sempre houve uma certa fixação por comparar filmes e livros de sucesso com 'Harry Potter'. J.K.Rowling já foi denunciada por plágio, mas sempre sai ganhando. Quem iria querer copiar ou se igualar a uma franquia ruim? Ninguém.
  1. Então vieram as mais diversas comparações (mesmo que histórias sejam completamente diferentes):
  2. Desventuras em Série,
  3. Túneis,
  4. Percy Jackson e os Olimpianos
  5. e claro, com Crepúsculo não poderia ser diferente.
Surge então a 'Corrida pelo Sucessor de Harry Potter'.
Bom... Vamos ao fatos e exemplos com uma publicação da Revista Veja de 3 de fereriro de 2010 comparando Percy Jackson e os Olimpianos a Harry Potter:
"É o modelo consagrado de Harry Potter: uma garoto com poderes que vai encontrar seus iguais em uma instituição especial e de lá sai para enfrentar as forças do mal, com a ajuda indispensável de uma dupla de amigos fiéis. Riordan (escritor do livro Percy Jackson) admite alegremente a sua dívida com J.K.Rowling 'Ela estabeleceu o padrão para a nova literatura infanto juvenil', diz. (...) A mitologia de Harry Potter é mais bagunçada, misturando criaturas de origem diversas - centauros gregos e trolls escandinavos, para ficar em dois exemplos."
Só para aumentar a tensão: o diretor do filme de Percy Jackson e os Olimpianos é Chris Columbus, o mesmo que em HP1 e HP2.
P.S.: Pra levantar a nossa moral: o site da editora Abril publicou uma reportagem afirmando que 'Livro de Stephenie Meyer (escritora do livro Crepúsculo) não ameaçará reinado de J.K.Rowling na literatura teen', clique aqui para ler o artigo.

2 comentários:

  1. Não acredito que já compararam DeS com HP. QUE DIACHO ELES TEM EM COMUM?! É cada uma, hein...

    ResponderExcluir

The Quibbler - HP

O blog para você que é pottermaníaco. Fique a vontade, mas cuidado com os narguilés.